quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Prefeito de Araguari tem agenda cheia em Belo Horizonte

O Prefeito Raul Belém, o procurador geral do município Leonardo Furtado Borelli, o vereador licenciado e secretário de Meio Ambiente, Wesley Lucas e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estiveram em Belo Horizonte nesta segunda-feira (04), onde cumpriram agenda no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na Secretaria de Estado de Esporte, Juventude e Antidrogas, na Defesa Civil Estadual, e, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Representantes de Araguari foram recebidos em diversas secretarias onde conferiram o andamento de diversos projetos de interesse local | Divulgação

No BDMG, a pauta girou em torno da liberação de recursos do SOMMA ECO, programa voltado para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. O projeto já estava em análise, mais foi reprovado porque o governo anterior incluiu a aquisição de máquinas, o que não é atendido pelo SOMMA ECO. “É um programa exclusivo para aplicação em resíduos sólidos. O nosso secretário de Meio Ambiente, Wesley Lucas e a equipe técnica da secretaria, composta pelos doutores Mauro Rodrigues e Bruno Gonçalves já estão promovendo as adequações ao projeto cujos recursos são da ordem de R$ 4,9 milhões, que serão utilizados na implantação das unidades de recebimento de resíduos sólidos, usina de reciclagem, ampliação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (ASCAMARA) e na coleta seletiva do lixo”, explicou o prefeito. 

Em fevereiro o Governo de Minas vai lançar novas modalidades do SOMMA para saneamento, drenagem, infraestrutura, máquinas e equipamentos e outra linha para recuperação de prédios públicos. “A nós interessa muito a linha para drenagem. Com ela podemos resolver de vez a situação grave que presenciamos no Bairro Independência onde várias famílias tiveram suas casas inundadas. Outra linha que temos especial interesse é no SOMMA Prédios Públicos. É nosso pensamento criar o Centro Administrativo nessa estrutura da Rede dos Ferroviários, onde já estão o Palácio e algumas secretarias, se conseguirmos a doação definitiva dessa área ao município. Assim teremos condições de buscar recursos para fazer diversas estruturas, inclusive uma para abrigar a Câmara de Vereadores e paramos de pagar aluguel”, explicou o prefeito.

Juntamente com o Procurador Geral do Município, advogado Leonardo Furtado Borelli e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o prefeito despachou com o secretário de estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, abordando principalmente, a agilidade na liberação de outorgas de água demandada pelos cafeicultores do município. “Uma alternativa para agilizar essas outorgas seria fazer um convênio com o Estado e passar a nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente a emitir essas licenças. É um processo rápido, porém demanda a contratação de pessoal técnico para emitir essas outorgas. Independente disso as outorgas de Araguari serão priorizadas”, contou Raul Belém.

Com o Secretário Executivo do Gabinete Militar do Governador, tenente-coronel Fabiano Villas Bôas, chefe da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, foi discutido os efeitos da forte chuva do final de semana, que ocasionou diversos danos estruturais em vias públicas e, também, inundações e prejuízos a várias famílias. “Estamos enviando um relatório dos danos ocorridos em Araguari para garantir ajuda às famílias atingidas, que podem receber cestas básicas, lonas, telhas e quites de limpeza. Quero destacar a atenção que a Defesa Civil, órgão ligado ao gabinete do governador tem conosco. Foi muito importante acolhida que Araguari teve lá”, reconheceu o prefeito.

Na Secretaria de Estado do Esporte, Juventude e Antidrogas, comandada pelo deputado federal Eros Biondini, o enfoque foi a política para a juventude e antidrogas, estabelecidas no plano de governo de Raul Belém. Também foi tratada a reforma do Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros, uma das principais praças esportivas do município, fechado há quatro anos. “O secretário deixou claro o seu desejo de atuar na liberação de recursos e nosso pleito foi especialmente a conclusão da obra. Será liberada uma parcela de R$ 480 mil para reforma do piso e do telhado, mas, vamos buscar mais dinheiro para acessibilidade e instalação do elevador e concluirmos o projeto como foi feito”, informou Belém.

O prefeito informou também que o governo vai liberar recursos para reformar estádios públicos. Como o município não possui estádio municipal, pediu liberação de dinheiro para construção do CESAC 5, que será construído ao lado do Ginásio Zebrinha, próximo à Estação da Ferrovia Centro Atlântica. “O secretário Eros Biondini, esta analisando a verificando se haverá disponibilidade de recursos para nos dar uma resposta”, destacou.

Enivaldo Silva | Comunicação PMA