Em reunião realizada dia 12/09/2011, no Gabinete do Prefeito Marcos Coelho, Palácio dos Ferroviários, que contou com a presença de vários secretários da Prefeitura de Araguari e membros do Movimento Cidade Futura, foram definidos os detalhes finais da II Semana da Mobilidade sustentável em Araguari, quando foi definida a programa oficial.
O ponto alto será o DIA MUNDIAL NA CIDADE SEM MEU CARRO, no dia 22/09, quinta-feira.
Aos educadores, jornalistas e lideranças comunitárias e politicas sugerimos a participação na Oficina de Acessibilidade, que acontecerá nos dias 23 e 24, no Cine Teatro, Praça Manoel Bonito. No dia 23, das 19 às 21h30min, será a pare teórica. E no sábado, os participantes terão a oportunidade de vivenciar situações simuladas de deficiências para ver e sentir as dificuldades e barreiras físicas encontradas na cidades para as pessoas com deficiência.
Portanto, é causa nobre em que a vossa senhoria não deve ficar de fora.
Leia a seguir os objetivos da Semana da Mobilidade Sustentável e a Programação definida.
Lembramos que no dia 22 de setembro, DIA MUNDIAL SEM CARRO, haverá sorteio de 2 bicicletas e shows artísticos. Veja folheto anexo.
OBJETIVOS
O objetivo da Prefeitura Municipal e do Movimento Cidade Futura é promover uma semana de atividades para refletir sobre mobilidade sustentável. E ao falar desse assunto deve-se levar em conta vários fatores, não apenas o transporte que utilizamos diariamente, mas os lugares que nos movemos, isto é: Infraestrutura, assim como a acessibilidade, o ordenamento do território, modelos de transporte coletivo e individual, consumo de energia, emissões, etc
O conceito de mobilidade sustentável implica uma visão mais profunda e interdisciplinar que vai além do que temos até aqui considerado como transporte. Hoje, é cada vez mais necessário partir do desenvolvimento sustentável para pensar a gestão da mobilidade urbana.
A mobilidade alternativa está nas atividades que cada um de nós desenvolve no seu dia-a-dia. Vimos que é preciso promover alternativas ao uso do automóvel, como as deslocamentos a pé, de bicicleta, nos transportes públicos ou a utilização solidária do automóvel. Praticar uma eco-condução, de modo a reduzir as emissões de gases, respeitar os limites de velocidade e garantir a conservação do veículo. A sua saúde e a cidade de Araguari agradecem. Incentivar os jovens a utilizar bicicleta e ensiná-los a fazerem caminhadas e a se deslocarem a pé.
A cidade somos todos nós!
Dentro da semana da Mobilidade teremos o "DIA NA CIDADE SEM MEU CARRO".
Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.
A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possíveis, em substituir o possante por outro meio de transporte.
Araguari, segundo informações da SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO já conta com 52 mil carros emplacados na cidade, sem contar com os visitantes e aqueles que não foram cadastrados no município.
PROGRAMAÇÃO / Atividades:
Dias 19,20 e 21 de setembro – PALESTRAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS
PALESTRAS
Dia 19/09 - Segunda-feira
7h30min
Escola Estadual Eleonora Pierucetti - Bairro Amorim
Palestrantes:
- FRANK BARROSO, jornalista, gestor social e coordenador geral do Movimento Cidade Futura
- AILTON ALVES DE MOURA-Relações Públicas da ADEFA, irá falar sobre "DIFERENÇAS E E ACESSIBILIDADE"
Dia 20/09 - Terça-feira
- 08h: C.E.M. Mário da Silva Pereira
Palestrante: Frank Barroso, jornalista, gestor social e coordenador nacional do Movimento Cidade Futura
- 20h: C.E.M. Mário da Silva Pereira
Palestrante: Ana Carolina Francisco - professora e coordenadora do Movimento Cidade Futura em Araguari
Dia 21/09 - Quarta-feira
- 14h: C.E.M. Vilagran Cabrita
Palestrante: Frank Barroso, jornalista, gestor social e coordenador nacional do Movimento Cidade Futura
- 20h: C.E.M. Maria de Fátima
Palestrantes: Vicente Gonçalves - Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Araguari -Tema: "Mobilidade sustentável e acessibilidade para todos"
Apresentação do Grupo de Teatro CAMINH'ARTE da Adefa com a peça "Ensaio Maluco".
PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE
Dia 22/09 – 09h
Local: Cine Teatro – Araguari
Palestrante: Profa. DENISE LABREA
Especialista em Trânsito e Transporte - IG/UFU
Público Alvo: Gestores públicos, educadores, lideranças comunitárias e empresários.
As inscrições estão abertas até o dia 21 no site: www.cidadefutura.net.br.
22/09 - Quinta-feira
07h30min – Caminhada, saindo da C.E.M. Mário Pereira da Silva
08h30min – Recepção dos caminhantes - Trajeto: Av. Minas Gerais, Rua Marciano Santos, Rua Rui Barbosa, chegada Pça Manoel Bonito.
Início do atendimento com serviços diversos:- Tenda da Saúde com medição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações diversas sobre prevenção e promoção da saúde;
- Tenda da Polícia Ambiental com exposição de animais empalhados;
-Tenda do Serviço Social: fornecimento de serviços da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
08h40min – Apresentação da Banda do Batalhão
09h00min - Shows musicais de grupos e artistas locais
10h00min - Sorteio da Primeira Bicicleta
10h15min - Espaço para Adefa - Defesa da Acessibilidade
10h30min - Shows com artistas locais
11h30min - Sorteio da Segunda Bicicleta
12h00min - Encerramento das atividades do DIA MUNDIAL SEM CARRO
OFICINA DE ACESSIBLIDADE URBANA - PROGRAMA CIDADE EDUCADORA:
- Dia 23/09, das 19h às 22h
-Auditório da ACIA - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ARAGUARI
Av. Tiradentes, 35 - Araguari-MG - Fone: (34) 3241-6939
Parte Teórica
- Dia 24/09, das 08h às 12h, saída Cine Teatro (Parte Prática) – Vivência simulada de deficiência com a equipe da APARU e ADEFA
INFORMAÇÕES: (34) 9150-6183 E 9971-1258
O "DIA NA CIDADE SEM MEU CARRO" é uma campanha de sensibilização visando conscientizar os cidadãos para a utilização sustentável do automóvel,aprendendo assim a utilizar mais o transporte público, a bicicleta, e até a andar a pé, além de incentivar as cidades a promover modos de transporte coletivo e investir em novas infraestruturas de mobilidade urbana.
TEMA DE 2011: Alternativas de Mobilidade
A fim de se transformar em uma eficiência energética da economia com baixas emissões, o Brasil adotou uma série de clima e metas ambiciosas de energia a serem cumpridas até 2020.
Um dos principais desafios no encontro desses objetivos é o crescente volume de viagens realizadas por veículos particulares, que dependem predominantemente de combustíveis derivados do petróleo. Com foco na mobilidade alternativa, a JORNADA BRASILA 2011 DO DIA NA CIDADE SEM MEU CARRO pretende apoiar a transição para um sistema de transporte eficiente de recursos renováveis, promovendo a limpeza do ar, combustíveis sustentáveis e viagens modos eficientes de propulsão humana.
Promovendo campanhas para reduzir o uso do automóvel, investindo na melhoria dos transportes em nível local, as cidades brasileiras podem melhorar a eficiência energética e o desempenho ambiental do sistema de transporte e, ao mesmo tempo tornar a vida urbana mais saudável, mais segura e agradável.
Mobilidade é tanto um bem social e uma necessidade econômica. A JORNADA BRASIL NA CIDADE SEM MEU CARRO continua ajudando as autoridades municipais e cidadãos a olhar para a mobilidade de forma inovadora e a promover alternativas ao estrangulamento do automóvel particular, para um transporte mais sustentável. Melhor mobilidade também pode significar cidades cada vez mais com um ar mais puro - um ambiente melhor e mais saudável - e muitos benefícios em termos de redução das emissões de poluentes. As cidades devem ser lugares onde as pessoas queiram viver e trabalhar.
O contexto urbano constitui o maior desafio para a sustentabilidade dos transportes no Brasil. As nossas médias e grandes cidades atualmente são as que mais sofrem com o congestionamento, má qualidade do ar e exposição ao ruído. Felizmente, o ambiente urbano também oferece muitas alternativas em termos de mobilidade. Opções de transporte público estão mais disponíveis, bem como a opção de caminhadas e ciclismo. Existem muitos exemplos onde as cidades da Europa estão liderando o caminho para a utilização de combustíveis alternativos e veículos mais limpos e eficientes em termos energéticos. Mas, os esforços precisam ser intensificados, pois estes problemas não são apenas as questões locais, mas a preocupação de preocupação mundial.
Portanto, o tema do DIA MUNDIAM SEM CARRO 2011 é "Alternativas de Mobilidade", um chamado para que cada cidadão e todos os prefeitos, diretores de escolas e lideranças procurem promover meios alternativos de mobilidade com a meta de melhorar a qualidade de vida em nossas cidades.
Dia 22 de setembro, deixe seu carro em casa e vá de bicicleta para o trabalho. Ah, isso é fácil né? Todavia, antes dessa data, você já pode ir procurando alternativas de mobilidade.
INFORMAÇÕES: (34)3690-3138, 9150-6183 E 991-1258
REALIZAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUARI
MOVIMENTO CIDADE FUTURA
PROGRAMA GIRASSOL
UNIPAC
Órgãos Envolvidos na Organização:
SECRETARIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO ARAGUARINA DE ARTE E CULTURA
SECRETARIA DE SAÚDE
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS URBANOS
SECRETARIA DE GABINETE
Frank Barroso | Movimento Cidade Futura
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura