quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PHS recebe novos filiados e define diretoria executiva

Mais de 200 participaram de reunião a convite do ex-prefeito Marcos Alvim (PHS) | Foto: Enivaldo Silva

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS), de Araguari, promoveu reunião com filiados e convidados nesta segunda-feira (26), oportunidade em que recebeu novos integrantes e compôs sua nova diretoria executiva. O ex-prefeito Marcos Alvim é o novo presidente do diretório municipal.

Falando para um público de mais de 200 convidados, Marcos Alvim defendeu a criação de um projeto político capaz de dar sustentação às eleições municipais de 2012 para prefeito, vice-prefeito e vereadores. "Precisamos reunir as principais lideranças em torno de um projeto político que pense Araguari para o futuro. Iniciamos conversas com alguns dos possíveis candidatos e esperamos construir um projeto vitorioso para as eleições municipais", comentou Alvim.

Algumas das lideranças presentes apoiaram a proposta e assumiram o compromisso de defendê-la em suas agremiações partidárias e a população de Araguari. "Defendemos a criação de uma frente suprapartidária que poderá, inclusive, decidir os rumos das eleições de 2012. Nossa idéia é construir um projeto político que melhore a representação política de Araguari, quer seja criando condições para elegermos deputados em 2014, da mesma forma em que esperamos ter um presidente da República mineiro, de forma em que Araguari tenha representação nos governos estadual e federal, o que lhe permitirá receber grandes investimentos públicos e privados que favoreçam a nossa população", concluiu.

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

domingo, 18 de setembro de 2011

Araguari terá Oficina de Acessibilidade na II Semana da Mobilidade Sustentável

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2011, em Araguari, acontecerá a Oficina de Acessibilidade - Vivências Simuladas. As inscrições estão abertas no site do Movimento Cidade Futura - www.cidadefutura.net.br No dia 23, sexta-feira, acontecerá a parte teórica, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araguari, localizada  na AV. Tiradentes, n° 35. No sábado, 24/09,  será realizada a parte prática da Oficina com as pessoas simulando deficiências.

A atividade faz parte do Programa Cidade Educadora, desenvolvido pela Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o Movimento Cidade Futura.  A proposta é promover uma reflexão dos desafios e avanços da acessibilidade nos espaços públicos e coletivo na cidade de Araguari.

A oficina terá três momentos: na sexta-feira, dia 23/09, das 19 às 22 horas,   haverá uma exposição teórica.  No sábado (24/09), os participantes sairão irão  sair  em cadeiras de rodas e  outros equipamentos diversos, onde vivenciarão deficiências simuladas e situações de mobilidade reduzida para sentir "in loco" das dificuldades da acessibilidade no espaço público no centro de Araguari. No terceiro momento, haverá uma reflexão das experiências vividas através de relatos dos participantes.

A oficina abordará os conceitos e definições de mobilidade reduzida, barreiras na acessibilidade, rotas acessíveis, vivência, entre outros.  Os participantes utilizarão equipamentos usados por pessoas com deficiência, como cadeiras de rodas, muletas, andadores e ainda simulações de dificuldades encontradas por deficientes visuais e auditivos.

Andando pelas ruas, os participantes, além de sentirem as dificuldades de mobilidade, tomarão conhecimento de vários pontos que realmente são críticos para acessibilidade. " É impressionante como qualquer irregularidade do solo atrapalha e exige esforço de quem usa a cadeira ou tem mobilidade reduzida. A maioria das pessoas  não tem a noção da dificuldade que os deficientes enfrentam na cidade" destacou Vicente Gonçalves, presidente da ADEFA - Associação das Pessoas com Deficiência de Araguari, que está apoiando a realização da oficina.

Há inúmeras peças de legislação que garantem os princípios da Acessibilidade e o direito de acesso seguro a todo cidadão em todas as situações de vida. Entre elas podem ser destacadas as Leis nos. 10.048, de 8/11/2000, e 10.098, de 19/12/2000, e o Decreto-Lei no. 5296, de 2/12/2004, que as regulamenta.

Mais que todas as Leis, no entanto, é essencial uma postura consciente de todo cidadão, ao reconhecer que a acessibilidade não é uma necessidade individual mas coletiva, sujeitas que estão todas as pessoas ao envelhecimento, a acidentes e a doenças. Para os que já fazem da acessibilidade uma bandeira, é essencial continuar a mantê-la como um ideal de bem-estar e felicidade, reflexo de desenvolvimento e progresso social. Será esta a forma de construir, com mais rapidez, um mundo mais humano para todos.
Informações com Frank Barroso - Fones: (34)9971-1258 ou 9150-6183
via Movimento Cidade Futura
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

II Semana da Mobilidade Sustentável em Araguari

Em reunião realizada dia 12/09/2011, no Gabinete do Prefeito Marcos Coelho,  Palácio dos Ferroviários, que contou com a presença de vários secretários da Prefeitura de Araguari e membros do Movimento Cidade Futura, foram definidos os detalhes finais da II Semana da Mobilidade sustentável em Araguari,  quando foi definida a programa oficial. 

 O ponto alto será  o DIA MUNDIAL NA CIDADE SEM MEU CARRO, no dia 22/09, quinta-feira.

Aos educadores, jornalistas e lideranças comunitárias e politicas sugerimos a participação na Oficina de Acessibilidade, que acontecerá nos dias 23 e 24, no Cine Teatro, Praça Manoel Bonito. No dia 23, das 19 às 21h30min, será a pare teórica. E no sábado, os participantes terão a oportunidade de vivenciar situações simuladas de deficiências para ver e sentir as dificuldades e barreiras físicas encontradas na cidades para as pessoas com deficiência.

Portanto, é causa nobre em que a vossa senhoria não deve ficar de fora.

Leia a seguir os objetivos da Semana da Mobilidade Sustentável  e a Programação definida.
Lembramos que no dia 22 de setembro, DIA MUNDIAL SEM CARRO, haverá sorteio de 2 bicicletas e shows artísticos. Veja folheto anexo.

OBJETIVOS

O objetivo da Prefeitura Municipal e do Movimento Cidade Futura é promover uma semana de atividades para refletir sobre  mobilidade sustentável. E ao falar desse assunto deve-se  levar em conta vários fatores, não apenas o transporte que utilizamos diariamente, mas os lugares que nos movemos, isto é: Infraestrutura, assim como a acessibilidade, o ordenamento do território, modelos de transporte coletivo e individual, consumo de energia, emissões, etc

O conceito de mobilidade sustentável implica uma visão mais profunda e interdisciplinar que vai além do que temos até aqui considerado como transporte. Hoje,  é cada vez mais necessário   partir do desenvolvimento sustentável para pensar a gestão da mobilidade urbana.

A mobilidade alternativa está nas atividades que cada um de nós desenvolve no seu dia-a-dia. Vimos que  é preciso  promover alternativas ao uso do automóvel, como as deslocamentos a pé, de bicicleta, nos transportes públicos ou a utilização solidária do automóvel.  Praticar uma eco-condução, de modo a reduzir as emissões de gases, respeitar os limites de velocidade e garantir a conservação do veículo. A sua saúde e a cidade de Araguari  agradecem. Incentivar os jovens a utilizar  bicicleta e ensiná-los a fazerem caminhadas e a se deslocarem a pé.

A cidade somos todos nós!
Dentro da semana da Mobilidade teremos o "DIA NA CIDADE SEM MEU CARRO".
Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possíveis, em substituir o possante por outro meio de transporte.

Araguari, segundo informações da SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO já conta com 52 mil carros emplacados na cidade, sem contar com os visitantes e aqueles que não foram cadastrados no município.

PROGRAMAÇÃO / Atividades:
Dias 19,20 e 21 de setembro – PALESTRAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS


PALESTRAS
Dia 19/09 - Segunda-feira
7h30min
Escola Estadual Eleonora Pierucetti - Bairro Amorim
Palestrantes:
- FRANK BARROSO, jornalista, gestor social e coordenador geral do Movimento Cidade Futura
- AILTON ALVES DE MOURA-Relações Públicas da ADEFA, irá falar sobre "DIFERENÇAS E  E ACESSIBILIDADE"
Dia 20/09 - Terça-feira
- 08h: C.E.M. Mário da Silva Pereira
Palestrante: Frank Barroso, jornalista, gestor social e coordenador nacional do Movimento Cidade Futura
- 20h: C.E.M. Mário da Silva Pereira
Palestrante: Ana Carolina Francisco - professora e coordenadora do Movimento Cidade Futura em Araguari
Dia 21/09 - Quarta-feira
- 14h: C.E.M. Vilagran Cabrita
Palestrante: Frank Barroso, jornalista, gestor social e coordenador nacional do Movimento Cidade Futura
- 20h: C.E.M. Maria de Fátima
Palestrantes: Vicente Gonçalves  - Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Araguari  -Tema: "Mobilidade sustentável e acessibilidade para todos"
Apresentação do Grupo de Teatro   CAMINH'ARTE da Adefa com a peça "Ensaio Maluco".

PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MOBILIDADE  E ACESSIBILIDADE
Dia 22/09 – 09h
Local:  Cine Teatro – Araguari
Palestrante: Profa. DENISE LABREA
Especialista em Trânsito e Transporte - IG/UFU
Público Alvo:  Gestores públicos, educadores,  lideranças comunitárias e empresários.
As inscrições estão abertas até o dia 21 no site: www.cidadefutura.net.br.

DIA MUNICIPAL NA CIDADE SEM CARRO
22/09 - Quinta-feira
07h30min – Caminhada,  saindo da C.E.M. Mário Pereira da Silva
08h30min – Recepção dos caminhantes - Trajeto:  Av. Minas Gerais, Rua Marciano Santos, Rua Rui Barbosa, chegada Pça Manoel Bonito.
Início do atendimento com serviços diversos:- Tenda da Saúde com medição de pressão arterial,  teste de glicemia, orientações diversas sobre prevenção  e promoção da saúde;
- Tenda da Polícia Ambiental com exposição de animais empalhados;
-Tenda do Serviço Social:  fornecimento de serviços da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
 08h40min – Apresentação da Banda do Batalhão
09h00min -  Shows musicais de grupos e artistas locais
10h00min - Sorteio da Primeira Bicicleta
10h15min - Espaço para Adefa - Defesa da Acessibilidade
10h30min - Shows com artistas locais
11h30min - Sorteio da Segunda Bicicleta
12h00min - Encerramento das atividades do DIA MUNDIAL SEM CARRO
  OFICINA DE ACESSIBLIDADE URBANA - PROGRAMA CIDADE EDUCADORA:
- Dia 23/09, das 19h às 22h
-Auditório da ACIA - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ARAGUARI
Av. Tiradentes, 35 - Araguari-MG - Fone: (34) 3241-6939
Parte Teórica
 - Dia 24/09, das 08h às 12h, saída Cine Teatro (Parte Prática) – Vivência simulada de deficiência  com a equipe da APARU e ADEFA
 
INFORMAÇÕES: (34) 9150-6183 E 9971-1258

 O "DIA NA CIDADE SEM MEU CARRO" é uma campanha de sensibilização visando conscientizar os cidadãos para a utilização sustentável do automóvel,aprendendo assim a utilizar mais o transporte público, a bicicleta, e até a andar a pé, além de incentivar as cidades a promover modos de transporte coletivo e investir em novas infraestruturas de mobilidade urbana.

TEMA DE 2011: Alternativas de Mobilidade

A fim de se transformar em uma eficiência energética da economia com baixas emissões, o Brasil adotou uma série de clima e metas ambiciosas de energia a serem cumpridas até 2020.

Um dos principais desafios no encontro desses objetivos é o crescente volume de viagens realizadas por veículos particulares, que dependem predominantemente de combustíveis derivados do petróleo. Com foco na mobilidade alternativa, a JORNADA BRASILA 2011 DO DIA NA CIDADE SEM MEU CARRO pretende apoiar a transição para um sistema de transporte eficiente de recursos renováveis, promovendo a limpeza do ar, combustíveis sustentáveis e viagens modos eficientes de propulsão humana.

Promovendo campanhas para reduzir o uso do automóvel, investindo na melhoria dos transportes em nível local, as cidades brasileiras podem melhorar a eficiência energética e o desempenho ambiental do sistema de transporte e, ao mesmo tempo tornar a vida urbana mais saudável, mais segura e agradável.

Mobilidade é tanto um bem social e uma necessidade econômica.  A JORNADA BRASIL NA CIDADE SEM MEU CARRO  continua ajudando  as autoridades municipais e cidadãos a olhar para a mobilidade de forma inovadora e a promover alternativas ao estrangulamento do automóvel particular, para um transporte mais sustentável. Melhor mobilidade também pode significar cidades cada vez mais com um ar mais puro - um ambiente melhor e mais saudável - e muitos benefícios em termos de redução das emissões de poluentes. As cidades devem ser lugares onde as pessoas queiram viver e trabalhar.

O contexto urbano constitui o maior desafio para a sustentabilidade dos transportes no Brasil. As nossas médias e grandes cidades atualmente são as que mais sofrem com o  congestionamento, má qualidade do ar e exposição ao ruído. Felizmente, o ambiente urbano também oferece muitas alternativas em termos de mobilidade. Opções de transporte público estão mais disponíveis, bem como a opção de caminhadas e ciclismo. Existem muitos exemplos onde as cidades da Europa estão liderando o caminho para a utilização de combustíveis alternativos e veículos mais limpos e eficientes em termos energéticos. Mas, os esforços precisam ser intensificados, pois estes problemas não são apenas as questões locais, mas a preocupação de preocupação mundial.

Portanto, o tema do DIA MUNDIAM SEM CARRO 2011 é "Alternativas de Mobilidade", um chamado para que cada cidadão e todos os prefeitos, diretores de escolas e lideranças procurem promover meios alternativos de mobilidade com a meta de melhorar a qualidade de vida em nossas cidades.

Dia 22 de setembro, deixe seu carro em casa e vá de bicicleta para o trabalho. Ah, isso é fácil né? Todavia, antes dessa data, você já pode ir procurando alternativas de mobilidade.
  
INFORMAÇÕES: (34)3690-3138, 9150-6183 E 991-1258

REALIZAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUARI
MOVIMENTO CIDADE FUTURA
PROGRAMA GIRASSOL
UNIPAC
Órgãos Envolvidos na Organização:
SECRETARIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO ARAGUARINA DE ARTE E CULTURA
SECRETARIA DE SAÚDE
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS URBANOS
SECRETARIA DE GABINETE

Frank Barroso | Movimento Cidade Futura

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FCA contrata profissionais para terminal em Araguari

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa controlada pela Vale, está contratando profissionais para atuar no terminal de transbordo que está sendo construído em Araguari (MG). As vagas em aberto correspondem a 30 cargos diferentes, entre eles o de operador, técnico, assistente, analista, supervisor e engenheiro.

Para se inscrever, o candidato deve ter acima de 18 anos, curso técnico, ensino médio completo ou ensino superior completo, dependendo da vaga. Além disso, deve ter interesse em desenvolver carreira na área de operação e manutenção de terminais intermodais.

Os interessados podem se inscrever pelo site da Vale - www.vale.com - ou entregar o currículo para a Consultoria Avistar, no Cine Teatro de Araguari (entrada pela rua João Peixoto) até o dia 19 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. 

Sobre a FCA
A FCA faz parte de um grande complexo de logística que engloba terminais, linhas férreas e portos. A empresa possui mais de 8 mil quilômetros de extensão e abrange sete estados brasileiros, além do Distrito Federal. A frota da FCA conta com cerca de 500 locomotivas e 12 mil vagões. Entre as principais cargas transportadas pela FCA estão grãos, combustíveis, açúcar, cimento e produtos siderúrgicos e representa importante corredor logístico que conecta as regiões Sudeste e Nordeste do país. Para mais informações sobre a empresa acesse www.fcasa.com.br.

Leandro Grandi | Imprensa FCA
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ação cultural e ecológica apresenta Outra Festa no Céu

foto: Samuel Lorenzetti

Baseada na versão da famosa coleção "Era Uma Vez..." (os famosos "disquinhos"), gravada em 1960, com texto e composições de João de Barro e arranjos e regência de Radamés Gnatali, obra que esteve presente na infância de boa parte dos brasileiros nos anos 60 e 70.

A ação faz parte do projeto "Teatro nas escolas", que visa levar cultura, educação e consciência ecológica para alunos de 1ª a 4ª série da rede pública de ensino. O projeto conta com incentivo do Ministério da Cultura e apoio de secretarias municipais e da Secretaria Estadual de Educação.

Com patrocínio da John Deere, Teatro nas Escolas vai proporcionar, até 22 de setembro, 32 apresentações em 16 escolas de 6 cidades – Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Araguari, Tupaciguara e Itumbiara. 

Em Araguari, serão 1.200 estudantes, 55 professores, em 6 apresentações de 9 a 13 de setembro

Reciclagem, Jackson do Pandeiro e Cecília Meireles 
Usando um mix de música, teatro, folclore e materiais reciclados como cenário e figurino, a peça visa despertar de forma lúdica a consciência ecológica das crianças.

No roteiro, Adão é um sapo que quer desvendar o mistério do sumiço de outros sapos do mundo todo. A busca por sua família o leva, então, até a Festa no Céu, de onde ele volta sem sucesso para a terra, ainda querendo saber onde todos os sapos do mundo foram parar.

Tendo no repertório composições de Jackson do Pandeiro, obras folclóricas e um poema musicado de Cecília Meireles, a encenação estimula a criançada a questionar a ação depredadora do homem com relação a algumas espécies de animais – principalmente no final, quando os atores promovem uma espécie de "debate" com as crianças sobre consciência ecológica.

A peça é encenada pelo grupo goiano Último Tipo (www.ultimotipo.com.br), que atua há dois anos na região de Campinas (SP), misturando teatro mambembe, estilo "clown" e muita música, em apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.

Formado pelos atores e músicos Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito e Velú Carvalho, o grupo tem fortes referências musicais do Grupo Rumo, de Arrigo Barnabé, Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção e Hermeto Pascoal – e inclui em suas apresentações figurinos exóticos, sempre confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil, além de instrumentos diferentes como espátulas de pedreiro, um triângulo que não é triangular e que já foi um suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, chaves velhas, dentre outros materiais criativos. 

Araguari

09/09/2011 / 10:00/14:00
Centro Educacional Municipal Papa João Paulo XXIII 
(Aberto ao público da comunidade da escola)
Rua Otacilio Pinto de Oliveira, 789 - Novo Horizonte

12/09/2011 / 10:00/14:00
Centro Educacional Mário da Silva Pereira
Avenida Minas Gerais, 2187 Centro

13/09/2011 / 10:00/14:00
Escola Estadual Paes de Almeida
Avenida José Messias da Silva,101 Bosque

Realização: 
Direção Cultura Produções

Alexandre Possendoro | Imprensa
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

sábado, 3 de setembro de 2011

Movimento Cidade Futura em Araguari

Para estender suas propostas de cidade justa e democrática para a região de Uberlândia, o Movimento Cidade Futura traz reflexões sobre acessibilidade para Araguari.

No dia em que a cidade comemorou 123 anos de emancipação política, o Movimento Cidade Futura inaugurou em seu blog www.cidadefutura.net.br uma sessão de discussões a respeito da acessibilidade na cidade.

A intenção é contribuir para a construção de uma cidade justa e sustentável, possibilitando maior mobilidade a todos os cidadãos de Araguari-MG.

Na ocasião das festividades de aniversário, pudemos perceber que mesmo em um momento de voltar os olhos e os pensamentos para a cidade e seus habitantes não observamos que essa questão foi pensada pelo poder público. No dia 26/08, no show da dupla sertaneja Milionário e José Rico, pessoas com mobilidade reduzida tiveram poucas chances de assistir à performance dos cantores no palco. Não vimos nenhuma ação/ preparação para que cadeirantes ou mesmo idosos, tivessem boas condições para assistir ao show. O mesmo ocorreu no dia 27/08, em uma apresentação cultural à frente do Palácio dos Ferroviários e ainda hoje, no desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade. Acreditamos ser essa uma boa ocasião para propor a reflexão sobre acessibilidade na cidade...

Leia mais em: http://cidadefutura.net.br/index.php/NOSSO-BLOG/9-movimento-cidade-futura-em-araguari-reflexoes-sobre-acessibilidade.html

E isso vale para todos, não apenas para nossos representantes públicos. Imagine-se, por um momento, com alguma deficiência física andando pelas ruas da cidade. É possível?

Ana Carolina Ferreira | Movimento Cidade Futura
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura