quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Programação oficial da Fenicafé é divulgada

Fique por dentro do conteúdo programático da maior feira da cafeicultura irrigada do mundo

A Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) divulgou esta semana a programação oficial da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, a Fenicafé. 

Serão três dias de evento com 12 palestras, dois workshops e cinco debates, contribuindo com informações necessárias para a melhoria continua da produção do café nacional. Os debates trazem a tecnologia para facilitar o processo cafeeiro e o conhecimento para que o café tenha cada vez mais qualidade, valor diante do consumidor e maior poder de comercialização, com lavouras ambiental e socialmente corretas. 

Este ano, a Feira, que antes era realizada de quarta a sexta-feira e, passa a ser de terça a quinta. E também passará a ser transmitida ao vivo online para todo mundo, inclusive pra tabletes e celulares.

Programação

Terça 18 de Março de 2014
08:00h Inscrições e entrega dos materiais
10:00h Solenidade de abertura 
10:30h Palestra de abertura
12:30h às 13:45h - Almoço
14:00h às 15:00h - Fertirrigação do cafeeiro: verdades e mitos
Palestrante: Adolfo Moura – Engenheiro Agrônomo. Especialista em Nutrição e fertirrigação em fruticultura. Consultor do SEBRAE. 
15:00h às 16:00h - Mecanização da lavoura cafeeira.
Palestrante: Rouverson Pereira da Silva - Prof. Livre-docente da UNESP, Campus de Jaboticabal – SP. Engenheiro Agrícola pela UFLA, Doutor em Agronomia pela UNESP.
 16:00h às 16:30h - Coffee Break e visita aos stands
16:30h às 17:00h - Denominação de origem da região do cerrado: Benefícios para a cadeia produtiva de café
Palestrante: Francisco Sérgio de Assis – Eng. Agrônomo, Cafeicultor em Monte Carmelo, Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Conquista da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro
Palestrante: Juliano Tarabal – Engenheiro Agrônomo com Especialização em Agronegócio Café-Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
17:00h às 18:30h - Perspectivas atuais e futuras do agronegócio café – Resultados Educampo Araguari/Araxá/Patrocínio -  Mediadora: Inácia Soares: Produtores Araguari - Band Minas

Quarta 19 de Março de 2014
08:00h às 08:30h - Abertura do XV Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada
Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes – Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba. 
Dr. Helvécio Mattana Saturnino – Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e drenagem (ABID) 
Claudio Morales Garcia – Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari - ACA
Gabriel Bartholo – Gerente Geral da Embrapa Café. 
Antônio Fernando Guerra – Coordenador técnico da Embrapa Café
08:30h às 09:10h - Inovações na poda do Cafeeiro? 
Palestrantes: Roberto Antonio Thomaziello - Especialista em café há 45 anos, sendo 30 anos na Cati- SP e 15 anos no IAC - SP 
09:20h às 10:00h - Como irrigar o café em condições de escassez de água?
Palestrante: André Luís Teixeira Fernandes – Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba. 
10:00h às 10:30h - Coffee break e visita aos stands
10:30h às 11:30h - Inovações nas Tecnológicas de aplicação de defensivos para controle de pragas e doenças.
Palestrante: Hamilton Humberto Ramos - Eng. Agrônomo, formado pela UNESP de Jaboticabal em 1984. Doutor pela mesma em 2000. Pesquisador do centro de engenharia e automação do Instituto Agronômico de Campinas. 
11:30h  às 12:30h  - Debate 
Debatedores: André Luís Teixeira Fernandes; Hamilton Humberto Ramos; Roberto Thomaziello
Mediador: Eduardo Mosca, Engenheiro Agrônomo, Diretor ACA.
12:30h às 14:00h - Almoço
14:00h às 15:30h - Perspectivas da Irrigação no Brasil
Palestrante: Cristiano Egnaldo Zinato - Coordenador Geral de Desenvolvimento de Instrumentos de Política de Irrigação do Departamento de Política de Irrigação da Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional 
Palestrante: Demetrios Christofidis – Professor da Universidade de Brasília e Coordenador Geral de Infraestrutura Rural, Logística da Produção e das Propostas de Ação da Agropecuária Irrigada, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Mediador: Dr. Helvécio Mattana Saturnino – Presidente da ABID
15:30h às 16:00h - Coffee Break e visita aos stands
16:00h às 17:00h - Novidades da pesquisa cafeeira
Palestrante: José Braz Matiello, Eng. Agrônomo MAPA/Procafé
17:00h às 18:00h – Debate:  Cristiano Egnaldo Zinato; Demetrios Christofidis;  José Braz Matiello
Debatedores: Florindo D’Alberto – Presidente do Iapar ; Marcelo Lana Franco - Presidente da Epamig; José Carlos Grossi – Eng. Agrônomo, Cafeicultor Patrocínio - MG ; Mediador: Durval Rocha Fernandes, MAPA Procafé 

Quinta 20 de Março de 2014
08:30h às 10:00h - Workshop – Qualidade do café – Aspectos técnicos 
Dra. Adriana Farah – UFRJ; Prof. Dr. Flávio Borém - UFLA
10:00h às 10:30h - Coffee Break e visita aos stands
10:30h às 12:00h - Workshop – Qualidade do Café – Mercado nacional e internacional
Silvio Leite - AgriCafé
Edgard Bressani – Grupo O'Coffee
12:00h às 12:45 - Debate:  Dra. Adriana Farah; Silvio Leite; Edgard Bressani
Moderador: Prof. Dr. Flávio Borém 
12:30h às 14:00h - Almoço
14:00h às 15:00h - Variedades de café: a visão da extensão rural
Palestrante: Gianno Brito – Eng. Agrônomo - Vice Presidente da Assocafé - BA, Cafeicultor de Arábica e de Conillon na Bahia, Consultor há 20 anos. 
15:00h às 16:00h - Nutrição do cafeeiro: fatos e mitos
Palestrante: Roberto Santinato – Eng. agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – ProCafé. 
16:00h às 16:30h - Debate: Roberto Santinato; Gianno Brito
Mediador: Prof. Dr Rubens José Guimarães - UFLA
16:30h às 17:00h - Coffee Break
17:00h às 18:30h - Manejo da bactéria na cultura do tomate
Prof. Chukichi Kurozawa – Consultor da BASF, Professor Titular Aposentado na Área de Fitopatologia pela Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu-FCA.
18:30 ENCERRAMENTO

A Fenicafé, promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Embrapa Café, Prefeitura e Câmara Municipal de Araguari.

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

ACA - Associação Dos Cafeicultores de Araguari
 Rua Jaime Gomes, 418 - Centro - Araguari-MG
 Telefone: (34) 3242-8888

via Lílian Rodrigues

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Araguari tem queda dos crimes violentos nas estatísticas de 2013

Dezoito cidades avaliadas no Informativo de Criminalidade Violenta tiveram quedas nos registros de homicídios. Índice leva em conta municípios com mais de 100 mil habitantes

Araguari, no Triângulo Mineiro, está entre as cidades que apresentaram queda da criminalidade violenta em todas as categorias de crimes classificadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) durante o ano de 2013. No município, o que mais chama a atenção é o índice de homicídios, que caiu 15% em comparação com o percentual de 2012. Dezoito das 28 cidades com mais de 100 mil habitantes avaliadas no Informativo de Criminalidade Violenta 2013 tiveram quedas nos registros de homicídios.

O Comandante do 53º batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Volney Halan Marques, atribui a melhora dos índices de criminalidade às ações de prevenção implantadas pela Polícia Militar. Ele explica que, juntamente com a prefeitura e a Câmara Municipal de Araguari, foram criados sistemas de gerenciamento e acompanhamento de metas buscando baixar os índices municipais e estaduais. “Criamos a Assessoria de Gestão para Resultados e, a partir daí, focamos em uma mobilização com a comunidade, orientando e melhorando a segurança dos moradores”, conta.

Para que o sistema de gerenciamento funcionasse, a Polícia Militar trabalhou juntamente com a Polícia Civil. O tenente coronel Marques ressalta que, por meio da parceria, a Polícia Civil assumiu o compromisso de acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica, visitando e fazendo ronda nas regiões próximas as residências das vítimas. “E a partir disso foi feito também parcerias com comerciantes, que disponibilizaram vagas de empregos para essas mulheres, a fim de proporciona-lhes independência financeira de seus companheiros”, relata.

Para complementar, o tenente coronel explica que, nas escolas, também foram coletadas informações e estabelecidas metas a curto, médio e longo prazo. A ação ocorre através de dinâmicas aplicadas junto à comunidade escolar e incentivando relatos dos próprios alunos para buscar soluções. De acordo com ele, por meio desse trabalho foram encontradas 71 armas de fogo sem registro.

A integração com o Ministério Público também foi fundamental para reduzir as estatísticas de um dos crimes mais comuns, que são os assaltos à mão armada. “Com relação aos assaltos foi feita uma pesquisa em que identificamos que os criminosos reincidentes continuavam em liberdade. Assim, foi enviado um ofício ao Ministério Público onde pedimos a reclusão e condenação dessas pessoas. Com isso intensificamos ainda mais as patrulhas nas ruas para prender esses indivíduos”, explica o tenente coronel Volney Halan Marques. 

Investimentos em segurança

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social, até o final de 2014 serão investidos cerca de R$ 600 milhões na segurança pública de Minas. O efetivo das polícias está sendo ampliado, com a contratação de seis mil novos policiais civis, militares e bombeiros. Cerca de 70% das três mil novas viaturas adquiridas para as instituições de segurança também já foram distribuídas no final de 2013 e continuam a ser entregues ainda no primeiro trimestre deste ano.

Segundo o coronel Marques, os planos de prevenção para 2014 ficarão ainda mais ágeis com a entrega das viaturas. “Nossa previsão é de aumentar o patrulhamento que já era feito em vias rurais, para uma extensão em mais sete cidades próximas de Araguari. Com isso serão criadas 13 rotas mapeadas, que resultará ainda mais na diminuição de assaltos e outros crimes violentos na cidade e suas intermediações”, informa.

A prevenção à criminalidade, representada pelos programas Fica Vivo! Mediação de Conflitos, Central de Penas Alternativas (Ceapa) e Programa de Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional (Presp) serão ampliadas e deverão trazer impactos na redução dos homicídios e demais crimes violentos. No primeiro trimestre de 2014 serão entregues duas novas Centrais de Penas Alternativas, em Vespasiano e Araguari.

via Agência Minas