quarta-feira, 13 de março de 2013

Prefeito lançará política de habitação no início da semana


O prefeito Raul Belém vai anunciar a nova política municipal de habitação no início da próxima semana. Será uma proposta audaciosa e bem planejada no sentido de reduzir drasticamente o déficit habitacional para famílias com rendimento de até R$ 1,6 mil.

O secretário de Planejamento, Nilton Eduardo Castilho Costa e Silva informou que existem atualmente aproximadamente 3,5 mil famílias inscritas nos programas habitacionais. Elas vão passar por recadastramento durante o processo de implantação da nova política habitacional do município, considerando que muitas podem ter saído da faixa de renda, ter adquirido imóvel ou mudado de endereço ou de cidade.

Com o lançamento do programa será o marco inicial de cumprimento do item 30 do Plano de Governo. “A prefeitura vai reabrir o processo de inscrição para novos cadastros em parceria com a Caixa e o Banco do Brasil e toda a estrutura envolvendo o processo de inscrições será anunciada pelo prefeito e nossos parceiros”, explicou Nilton Eduardo.

Enivaldo Silva  | Comunicação PMA

Membros Defesa Civil de Araguari fazem curso em Belo Horizonte


Os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil de Araguari estiveram em Belo Horizonte, onde fizeram curso específico da área ministrado na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais pela Defesa Civil de Minas Gerais. 

Membros da Defesa Civil de Araguari passam por treinamento e capacitação em Belo Horizonte | Divulgação

O curso teve por objetivo preparar e capacitar profissionais para exercer a atividade de defesa civil no município, sobretudo, nas fases de prevenção, mitigação, preparação, ação de resposta e recuperação. 

Nas três primeiras fases o município poderá contar com recursos voluntários da União para investir em ações preventivas de forma a reduzir a percepção de riscos. Na segunda fase, composta de ação e resposta, passa a contar com recursos obrigatórios transferidos pela União para atuar de imediato em caso de desastre e, após, para recuperar as áreas afetadas decorrentes do sinistro.

Atualmente a prefeitura conta com quatro profissionais capacitados para atuarem nestas áreas. Amanda Caroline Borges de Souza Belém, Adailton Ferreira de Carvalho, Nádia Cristina dos Santos Sudário e Wanderley Barroso de Faria.

Foram 25 horas/aula. “A partir de agora teremos que elaborar um plano de contingência estabelecido pela lei 12.608 de 2012, que estabelece e recomenda que os municípios façam esse plano de contingência e de percepção de riscos, sob pena de a União não transferir os recursos que estabelecem a lei federal. Por isso já estamos em fase de elaboração do plano, criação do CNPJ para a Coordenadoria de Defesa Civil e abertura de conta no Banco do Brasil, uma vez que teremos um cartão para retirar os recursos em caso de emergência”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Wanderley Barroso de Faria.

Enivaldo Silva | Comuniocação PMA