quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Chuva causa estragos em Araguari

Enivaldo Silva
As fortes chuvas que caíram em Araguari no último sábado provocaram estragos de grandes proporções na cidade. Ruas e avenidas foram alagadas, inundando casas e comércios de várias naturezas, além de órgãos públicos como o Fórum Oswaldo Pierucetti. O serviço de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ficou congestionado com atendimento a diversas chamadas e pedidos de socorro.

Assim que tomou conhecimento da situação, o prefeito Raul Belém se deslocou para as áreas afetadas determinou que os secretários agissem em conjunto para atender rapidamente os casos emergenciais. Nas ruas Bias Fortes e Amapá foram necessários intervenção de máquinas para garantir a segurança de moradores e transeuntes. Diversos pontos foram isolados pelas equipes da prefeitura. 

Na Avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo carros foram quase encobertos pelas chuvas e algumas pessoas tiveram que procurar abrigo em pontos isolados. Apesar da violência das águas pluviais e dos estragos, apenas uma pessoa teve fratura de perna em decorrência do sinistro.

Um grande ponto de alagamento se formou na região do CAIC, no Bairro Independência. Moradores tiveram casas inundadas e carros foram praticamente engolidos pela água. Duas retroescavadeiras foram utilizadas pela Prefeitura para fazer a vazão da água. “Fizemos intervenções emergenciais para garantir o mínimo de conforto para aqueles moradores. 

Tivemos o apoio da Polícia Militar e a compreensão da equipe da Ferrovia Centro Atlântica para abrir uma vala sob os trilhos. Para garantir a abertura dessa valeta tivemos inclusive o apoio do Procurador da República em Uberlândia, doutor Cléber Eustáquio Neves, que tomou conhecimento do estado de emergência e da necessidade de atuarmos no sentido de evitar danos maiores como a perda de vida”, explicou o prefeito Raul Belém.

O tenente coronel Volney Halan Marques, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari, destacou a atuação conjunta das instituições. “Temos uma grande parceria com a Prefeitura de Araguari, o que nos permitiu fazer comunicações rápidas e agirmos em conjunto para evitar danos ainda maiores. Destacamos também a atuação do Corpo de Bombeiros que foi muito importante”, disse.

O comandante da Nona Região de Polícia Militar sediado em Uberlândia, coronel Dilmar Fernandes Crovato, assim que tomou conhecimento da situação de Araguari, se deslocou rapidamente para a cidade e colocou toda a estrutura da PM à disposição do município, inclusive um helicóptero. “Tínhamos a previsão de chuva de aproximadamente 8mm e o índice foi muito maior, o que atingiu também a cidade de Uberlândia. No caso de Araguari a precipitação de chuva foi ainda maior, o causou essa situação calamitosa”, disse.

O militar alertou para a previsão de novos temporais para esta semana. “A Defesa Civil emitiu alguns alertas, inclusive de uma frente vinda da região do Estado do Paraná. É importante que as pessoas mantenham-se alertas para novas chuvas pesadas”, explicou o comandante.

O prefeito Raul Belém determinou à Procuradoria Geral do Município que avaliasse a necessidade de ser decretado estado de calamidade pública e solicitou à Secretaria de Obras que fizesse um levantamento para identificar todos os prejuízos. Na noite de domingo ele retornou ao Bairro Independência onde acompanhou o trabalho das equipes para resolver o problema. Nesta segunda-feira (04), foi a Belo Horizonte para tratar de alguns assuntos de interesse de Araguari. “Já tínhamos um convênio da área de meio ambiente para assinar no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Já comuniquei com o Governo de Minas a situação de nossa cidade e vamos tratar pessoalmente desse assunto também”, ressaltou o prefeito.

Enivaldo Silva | Comunicação PMA