terça-feira, 12 de julho de 2011

Secretária Eliane Parreiras apóia criação da Associação Cultura Minas no Triângulo Mineiro

Cerimônia de posse da diretoria da Associação Cultura Minas | Divulgação/Cultura MG

A diretoria da Associação Cultura Minas tomou posse na cidade de Araguari. A associação visa fortalecer e integrar em rede os 21 municípios que compõem a região do médio Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba para, entre outros fins, adequar sua gestão de cultura às normativas do Sistema Nacional de Cultura para a criação e implantação de Conselhos, Planos e dos Fundos Municipais de Cultura.

Participaram da cerimônia a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, autoridades locais, prefeitos, representantes de entidades públicas e particulares. Parreiras colocou a secretaria à disposição da associação e afirmou que esta iniciativa significa um representativo avanço para o setor cultural do Estado, pois se trata de uma articulação sistêmica para a melhoria da gestão cultural dos municípios.

"Acredito que poucas vezes a cultura regional tenha sido pensada de maneira tão profunda. Sem dúvida essa associação é uma ótima ferramenta para fortalecer os municípios e deve ser adotada por outras regiões", ressaltou a secretária.

Os municípios que compõem a rede são: Araguari, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Comendador Gomes, Douradoquara, Ibiá, Indianópolis, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio, Perdizes, Planura, Prata, Romaria, Santa Vitória e São Francisco de Sales.

Associação Cultura Minas

Diretoria – presidente: Anderson Ferreira (secretário de Cultura de Ibiá)

1º vice-presidente: Flávio de Freitas (secretário de Cultura de Patrocínio)

2º vice-presidente: Wagner Antônio (diretor da divisão de Cultura de Comendador Gomes)

Conselho Fiscal: Lindamar de Lurdes Alvarenga Magalhães (diretora do Departamento de Cultura de Perdizes), Cláudia de Lima (diretora do Departamento de Cultura de Monte Carmelo) e Maria Martins Avelar (secretária de Educação e Cultura de Iraí de Minas).

Suplentes do Conselho Fiscal: José Eustáquio Soares (secretário de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Comércio de Romaria), Cremilda Lopes Pereira (secretária de Cultura de Planura) e Fátima Alves Pereira (secretária de Educação e Cultura de Indianópolis).

Agência Minas

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura