sábado, 27 de março de 2010

Norte-americano fala sobre irrigação na Fenicafé

O professor Derrel Martin da Universidade de Nebraska nos Estados Unidos falou sobre sua experiência em irrigação no país norte-americano 

Uma grande surpresa na Fenicafé 2010 foi a palestra relâmpago do norte-americano Derrel Martin Ph.d, P.E, do departament of Biological Systemns Engeneering Irrigation and Water Resourcer Engeneerin Institute of Agriculture and Natural Resources, do departamento de engenharia de irrigação e sistemas biológicos da Universidade de Nebraska nos Estados Unidos. Martin traçou um panorama sobre a gestão de recursos hídricos com base em uma gestão concreta, a partir de estudos realizados na universidade. "Nos EUA os dados são concretos, baseados em estudos profundos. Lá eles têm pontos de monitoramentos permanentes, enquanto no Brasil o nível de informação é muito pequena", ressalta Antônio Alfredo, da NaadanJan, empresa especializada em irrigação. Alfredo fez a tradução da palestra de Martin.

Segundo ele, o trabalho nos Estados Unidos é elaborado a partir de uma gestão participativa, onde a cadeia produtiva participa através de um comitê e suas sugestões valem e muito. "Os americanos trazem a responsabilidade para sua propriedade e assumem o problema e não fazem um jogo de empurra, empurra como acontece no Brasil", afirma Alfredo, dizendo que as pesquisas realizadas na universidade são muito detalhadas. "Eles apresentam exatamente como, quando e por quanto tempo", exemplifica.

Fenicafé
Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) - Café do Cerrado Brasil, a Fenicafé conta com o apoio da Embrapa/Café - Prefeitura Municipal de Araguari e Sebrae/MG. A Fenicafé aconteceu de 24 a 26 de março no Pica-pau Country Clube, em Araguari.
Mais
informações podem ser obtidas no site: http://www.fenicafe.com.br

Ascom Fenicafé 2010


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.