segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cursos via internet facilitam o estudo

Senai de Araguari oferece gratuitamente cinco cursos

Falta de tempo ou distância geográfica são fatores que muitas vezes dificultam o estudo de muitos jovens no País. Pensando em quebrar as barreiras dessas dificuldades é que foram criados pelo SENAI, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, os cursos à distância de "Competências Transversais", uma ação inteiramente gratuita e inovadora prevista no Programa Educação para a Nova Indústria. O objetivo desse projeto é desenvolver cinco cursos a distância sobre temas transversais e produzir um milhão de matrículas no período de 2007 a 2010.

Os cursos são de Educação Ambiental, Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação e são realizados via internet com acesso a ambiente virtual e aprendizagem. Para a realização do curso, basta o aluno utilizar  um microcomputador com acesso à internet. O cadastro e as matrículas nos cursos são gratuitos e, para melhor aproveitamento, o aluno pode se matricular em um curso por vez com o prazo de até 20 dias consecutivos para conclusão de cada curso, incluindo a realização de todas as atividades propostas.
 
Em busca de um melhor emprego
O eletricista José Vicente Gomes Naves trabalha das 8h da manhã às 18h e ainda sim driblou a falta de tempo e conclui o curso de Segurança do Trabalho e no momento está fazendo o de Empreendedorismo. "Eu estudo uma hora e meia por dia e em dez dias concluo o curso. Com esse acréscimo no meu currículo pretendo encontrar um emprego melhor", diz Naves.

A gerente do Centro Integrado Sesi Senai de Araguari, Vanda Oliveira, conta que os cursos de competências transversais foram elaborados utilizando linguagem coloquial, com atividades interativas e lúdicas, apresentando atividades de aprendizagem, exercícios de passagem e avaliação final. "A equipe do Senai realizou rigorosa seleção de competências, conteúdos e conhecimentos, e identificou a linguagem mais adequada às necessidades de aprendizagem da iniciação dos jovens no mundo do trabalho", afirma a gerente.

Isso quem pode confirmar é Lucas Alexandre Dias, de 19 anos que já conclui três cursos disponibilizados pelo Senai e diz que a meta é concluir os cinco. "Estudo meia hora por dia. É muito fácil de entender o que o curso ensina, o que motiva a realizar os outros cursos", opina o estudante.

O aluno deve realizar todas as atividades propostas dentro dos prazos estipulados para obter aprovação, além de obter a média de 7,0 pontos nas avaliações realizadas ao longo do curso. Ao obter a aprovação o aluno será certificado na modalidade "Iniciação Profissional" pela unidade Senai do Estado selecionado no momento que realizou seu cadastro. O certificado será entregue em até 15 dias após a conclusão do curso.

As inscrições devem ser feitas através do site www.senai.br/ead/transversais. No momento da inscrição, o aluno deve selecionar a unidade Senai de Araguari (CFP Mário Abdalla).

Sobre os conteúdos dos cursos:

Empreendedorismo
Busca de oportunidades, informações e iniciativas / Liderança, ética e postura profissional / Criatividade, pró-atividade e raciocínio lógico / Comunicação / Trabalho em Equipe e negociação / Empreendedorismo e Características do Empreendedor

Educação Ambiental
Meio Ambiente / Ecologia / Desequilíbrio Ecológico / Conservação Ambiental / Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável /A integração humana com o meio ambiente / Educação para a Qualidade Ambiental

Legislação Trabalhista
Importância do trabalho como direito social e a organização social do trabalho / Tipos de trabalhadores e formas de contratação / Elementos de contratação de empregado / Direitos devidos ao empregado durante seu contrato de trabalho / Direitos do empregado na rescisão do contrato de trabalho

Segurança do Trabalho
Acidentes e Acidentes do Trabalho e suas consequências / Riscos Ambientais e prevenções / Organização do local de trabalho / Princípios de Higiene e Saúde Pessoal e Ambiental / Normas Regulamentadoras / NR-23 – Prevenção de Combate a Incêndios / Equipamentos de Proteção / Primeiros Socorros

Tecnologia da Informação
Sistemas de informação / Internet - Hardware, software e comunicações - O futuro / Comércio eletrônico - Tecnologia e ensino / Segurança - Governo eletrônico / Perfil do profissional

Luize Hess
Serifa Comunicação Integrada - Assessoria de Imprensa Fiemg Regional Vale do Paranaíba





--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.